Enviados

quarta-feira, 15 de setembro de 2010



Se você deseja que sua crítica, pergunta ou curiosidade apareça aqui no nosso site, é só enviar e-mail para: gabirumangue@yahoo.com.br, com o assunto: opnião.


Um breve Retrato da história de Macau/RN

          Macau é uma cidade localizada no litoral Norte do Estado do Rio Grande do Norte. Cidade famosa por seus carnavais e pela produção de sal, o que já lhe rendeu o título de maior produtor de sal do mundo. Esta cidade centenária, quando ainda estava engatinhando no princípio de sua emancipação, já era um pólo comercial, que tempos depois cresceu e abrangeu toda região. Mas o desenvolvimento não alcançou as ruas da cidade como era previsto. E Macau ainda era conhecida como a cidade da lama, título até pouco tempo atrás ainda válido.
          O clima favorável a produção de sal tornou dessa mercadoria sua maior riqueza na época. Surgiram as grandes salinas que empregou as pencas os habitantes da cidade e região. Eram os salineiros. Foi uma época em que o dinheiro era fácil e corria solto pela cidade e era uma dinheirama sem limite. Tudo aumentou desordenadamente e a prostituição era absurda, bares e cabarés instalaram-se em cada esquina. Foi então que uma ruela ficou famosa, onde hoje é o Calçadão José Ribeiro, antes era tomado pelos Cabarés, os bregas ou como eram mais conhecidos, as “coréias”. Sua fama devia-se das brigas que aconteciam toda noite nessa área. A violência era tão grande nesse trecho que recebeu o nome carinhoso de “MATA-SETE”, uma morte por dia da semana. Embora houvesse bastante dinheiro rolando na região o pagamento dos jovens trabalhadores ia todo para os cabarés, lá eles tomavam banho de cerveja junto com as putas e era farra todas as noites.
          Com as exportações crescendo surgiram os estivadores, responsáveis pelo abastecimento dos návios e barcaças, era cargo mais elevado que os salineiros. Mas anos depois as salinas foram industrializadas e o desemprego foi total. Quase todos os cabarés e bares fecharam e o movimento no comércio afundou. E pra piorar ainda mais, anos depois fora construído o Porto da cidade de Areia Branca o que retirou todos os navios do Porto de Macau até os dias de hoje, deixando a cidade ainda mais atrazada. E aviol~encia era tão grande que se você dissesse que era de Macau em qualquer cidade visinha você corria o risco de ser taxado e desprezado por todos.
          Da década de 70 à 90, Macau teve que se virar pra se manter bem das pernas. E foi nos movimentos culturais encontramos o nosso refúgio. Nos anos 80 Era o começo de uma época boa e inesquecível, pois tinhamos 2 cinemas, um carnaval familiar, manifestações comunitárias de cultura e o comércio começara a andar com as próprias pernas. Era o tempo de portas abertas e da camaradagem. Pena que isso só durou até o fim da década de 90. As várias Agências Bancárias que investiram em nossa região, não resistiram a corrupção desenfreada e ao paternalismo e favorecimento brutal com o qual nossa gente sofre até hoje. E assim muitos Agencias Bancarias faliram ou foram embora, como Bandern e Bradesco.
          Mas Macau voltaria a ser a cidade do dinheiro anos depois, mas infelizmente não na mão da população. Depois que a PETROBRAS começou a investir em nossa região muito dinheiro tem se visto entrar na barriga do gato. Para se ter uma idéia disso, somente neste mês de Julho de 2010, a PETROBRAS entregou a Prefeitura de Macau mais de 2 milhões de reais em Royalties sobre a exploração de nossa terra. Aonde é aplicada toda essa grana que entra todo mês?? O gato comeu??
     Hoje Macau ainda é uma cidade “Farta” e cheia de “sobras”; farta dinheiro, farta saúde, farta educação, farta segurança, farta lazer, farta emprego, farta cultura, farta médico, farta medicamentos .... e sobra impunidade, sobra violência, sobra barulho, sobra ignorância, sobram drogas, sobra desrespeito e sobra pobresa.

          O retrato de Macau hoje é o das drogas, criminalidade, pornografia, prostituição, um show da corrupção e do descaso pela população. A eterna cidade do já teve.

          Esta é a cidade que amamos mas que não temos motivos para nos orgulhar.


[Texto enviado por: Sr. Silva, aposentado, 62 anos, Macau/RN, 02/09/2010]


0 comentários:

Postar um comentário